Archive for abril, 2010

De 16 a 19/11/2010 será realizado, em Montreux, Suíça, o “Primeiro Simpósio Global de Pesquisa em Sistemas de Saúde”. O prazo para envio de resumos vai até o dia 30 de abril. Para maiores informações, acesse http://www.hsr-symposium.org/.

The World Health Organization (WHO) and partners are pleased to announce the First Global Symposium on Health Systems Research (HSR) – Science to Accelerate Universal Health Coverage. Researchers, policy-makers, funders, and other stakeholders representing diverse constituencies will gather in Montreux, Switzerland to share evidence, identify significant knowledge gaps, and set a research agenda that reflects the needs of low and middle-income countries. Call for abstracts (deadline): 30 April 2010. More information: http://www.hsr-symposium.org/

 

 

Em reunião convocada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã da segunda-feira, dia 12/04/10, na sede da entidade, prefeitos e secretários municipais de saúde discutiram estratégias para a melhoria das ações e serviços da Atenção Básica, no Estado, sobretudo no que diz respeito às Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). O evento, que contou com os presidentes da AMA prefeito Luciano Barbosa e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL) Pedro Madeiro, teve, também, as presenças de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), bem como de seu gestor, o secretário Herbert Motta. Leia mais.

Municipalities in the State of Alagoas, Brazil, discuss strategies for improvement of the Family Health Program. Read more  (news in Portuguese)

O secretário regional da Saúde, Miguel Correia, admitiu ontem que existem, atualmente, no máximo, 68.000 açorianos sem médico de família e concentram-se nos concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Angra do Heroísmo.
O governante falava na assinatura de um protocolo de cooperação para implementação nas escolas do Programa Regional de Saúde Escolar e Infanto-juvenil, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde.
Leia mais.

Regional Secretary for Public Health confirms shortage of physicians. Read more  (news in Portuguese).

Leia a 1a edição de 2010 do boletim eletrônico da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde: http://www.obsnetims.org.br/arquivos_pdf/alliance_newsletter_issue_1_2010.pdf (em inglês)

Para visitar o site da Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde acesse:
http://www.who.int/workforcealliance

Read the 1st issue of the  Global Health Workforce Alliance newsletter for 2010: http://www.obsnetims.org.br/arquivos_pdf/alliance_newsletter_issue_1_2010.pdf

Global Health Workforce Alliance website: http://www.who.int/workforcealliance

A última edição do Monitor de Saúde trata do tema da Judicialização e da Integralidade da Saúde no Brasil. Para ler o blog, acesse: http://monitordesaude.blogspot.com/

The recent edition of the Health Monitor  Blogspot talks about  the Legalization and Integration of Health in Brazil: http://monitordesaude.blogspot.com/

O ”Fogarty International Center”, componente internacional do “National Institutes of Health”, publicou o ”Directory of International Grants and Fellowships in the Health Sciences“. O Diretório traz uma compilação abrangente de oportunidades de financiamento internacional de pesquisa biomédica e comportamental, separados por categoria. O site é:  http://www.fic.nih.gov/funding/directory_fellowships.htm

The Fogarty International Center, the international component of the National Institutes of Health, has published the Directory of International Grants and Fellowships in the Health Sciences since 1988. The Directory includes a comprehensive compilation of international funding opportunities in biomedical and behavioral research, separated by category.  The website is: http://www.fic.nih.gov/funding/directory_fellowships.htm.

Durante a 20ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), no dia 24 de março de 2010 na sede da OPAS Brasil, foi lançado o livro: Salas de Situação em Saude: Compartilhando as experiências do Brasil. Este livro apresenta o conteúdo das apresentações, discussões e conclusões da Oficina de Trabalho Salas de Situação em Saúde no Brasil: sistematizando as experiências, que foi realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2009, na sede da Opas/OMS em Brasília.

O evento representou oportunidade singular para o nivelamento de informações e o alinhamento de iniciativas voltadas a apoiar a formulação, gestão e avaliação de políticas de saúde no Brasil. Destaca-se a recomendação da Oficina de reorganizar o Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) da RIPSA sobre Sala de Situação de Saúde, fazendo convergir a contribuição de experiências recentes e aprimorar os recursos tecnológicos desenvolvidos na fase anterior.

O conceito de sala de situação de saúde foi desenvolvido na primeira metade da década de 90 e teve aceitação no Ministério da Saúde do Brasil, que criou uma ferramenta para apoiar a gestão de políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apoiou a construção de um modelo de “Sala de Situação” fundamentado nos Indicadores e Dados Básicos (IDB), que a Rede Interagencial de Informações para Saúde (Ripsa) introduziu e vem aperfeiçoando no país.

Clique aqui para ter acesso a publicação Salas de Situação em Saude: Compartilhando as experiências do Brasil

Fonte: Opas/OMS, Veículo: Informe Ensp